15.09.2011
Psicanalista Contardo Calligaris fala sobre juventude na 7ª edição do FIP
“A Juventude no contexto da Cultura Contemporânea”. Este é o tema da 7ª edição do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), nos dias 17, 19 e 20 de setembro, no Plenário 13 de Maio.
Entre os convidados do Fórum estão: o psicanalista Contardo Calligaris; o ex-ministro da Cultura e sociólogo Juca Ferreira; o escritor carioca João Paulo Cuenca; e o pesquisador em cultura digital André Lemos.
Com o objetivo de promover o debate em torno das principais questões da agenda pública atual, o FIP coloca em pauta a experiência da juventude atual, nas dimensões da cultura e da comunicação. “As esferas da cultura e da comunicação constituem-se, hoje, nos lugares em que o jovem contemporâneo exerce mais plenamente a cidadania. Precisamos debater esta experiência, para construirmos um diálogo mais generoso com a juventude”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB).
O presidente do Inesp, Paulo Linhares, acentua que a experiência contemporânea do jovem coloca uma série de desafios para as esferas de governo. “Precisamos debater esta demanda que é bastante inovadora. Neste FIP, vamos discutir especialmente as dimensões da cultura e da comunicação. Mas há uma série de outras questões que serão debatidas em outros momentos”, disse Linhares.
A abertura do Fórum será no próximo sábado (17/09) às 19h, com a palestra de Contargo Calligaris, no Plenário 13 de Maio. O psicanalista falará sobre o tema “Adolescentes, vítimas e intérpretes de nossos sonhos”. Após o debate, haverá coquetel de lançamento do livro: “A mulher de vermelho e branco”. O evento inaugura uma nova rotina da Assembleia Legislativa do Ceará, que abre as portas aos sábados, disponibilizando para a cidade um novo espaço de debate público.
Na segunda-feira (19/09), a partir das 9h, haverá uma mesa redonda com o tema “Comunicação e cultura como esferas do exercício da nova política”. Participam dos debates o sociólogo Juca Ferreira e o sociólogo André Lemos. O debate terá mediação do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno; e do deputado federal e representante do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados, Ariosto Holanda (PSB-CE).
À tarde, o debate prossegue no Complexo de Comissões da Casa, a partir das 14h30, com o tema “Invenções coletivas: arte, educação e tecnologias”. Entre os participantes da mesa, estão a coordenadora da ONG Spetaculus (RJ), Ana Duque; o co-fundador do grupo Axé (BA), Marco Antônio Cândido; e a coordenadora do programa Pirambu Digital, Jocilda Ribeiro. A mediação será do presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé.
Na terça-feira (20/09), a partir das 9h, será discutida a relação dos novos artistas com o mercado da arte no Brasil. Para isso, foi convidado o escritor carioca João Paulo Cuenca, autor do romance “Afinal, o que querem as mulheres?”.
A partir das 14h30, acontecerá a 1ª Mostra Curta-FIP, que reunirá oito vídeos da mais nova safra de realizadores do Ceará. Com o tema “As novas experiências do audiovisual do Ceará”, a mostra tem como objetivo divulgar as produções das escolas de audiovisual do Estado.
As inscrições para participar do 7º FIP podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: http://www.al.ce.gov.br/inesp/fip.php
DP/JU
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE